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Assunto: Final Fantasy I e II Seg 28 Mar 2011, 8:14 pm
Final Fantasy (em japonês: ファイナルファンタジー, Fainaru Fantajī) é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia resolve em torno de uma série de role playing games, mas incluí filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogoFinal Fantasy produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava-se ser o seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como tactical role-playing, action role-playing, massively multiplayer online role-playing, e corrida. Apesar de a maioria dos títulos do Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos comuns que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo. A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, e bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, e música, como o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtora de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square Enix.
Final Fantasy(JP-1987 /USA-1990)
Final Fantasy é um jogo RPG desenvolvido e lançado pela Square (actual Square Enix) em 1987, e lançado na América do Norte pela Nintendo em 1990. Foi o primeiro jogo da série Final Fantasy. Originalmente lançado para a Nintendo Entertainment System, recebeu conversões para diversas plataformas, algumas vezes junto com o sucessor Final Fantasy II. Final Fantasy foi bem-sucedido comercialmente, e junto com Dragon Warrior influenciou todos os RPGs para consola que o sucederam.
História O jogo contava a história dos quatro guerreiros da luz, portadores dos artefatos de cada um dos elementos que eram heróis destinados a salvar o mundo da crescente destruição. Apesar dos cristais se tornarem o tema central dos primeiros Final Fantasies, esta história envolvia o resgate de quatro orbs (nos remakes, eles se tornaram cristais). O único cristal mencionado na versão em inglês era o olho que a bruxa Matoya havia perdido. O enredo levava os quatro guerreiros da luz a confrotarem os quatro demônios, responsáveis por encobrirem o mundo em trevas. Estes eram Lich na Caverna da Terra, Marilith (Kary na versão original fo NES) no Vulcão Gurgu, Kraken no Templo da Água e Tiamat no alto da torre no Castelo Flutuante. Mas derrotar estes inimigos apenas revelava uma ameaça maior. Eles colectivamente criaram o demónio Chaos que possui o corpo de Garland, o primeiro chefe do jogo, que é enviado para o passado. Depois da sua equipa voltar no tempo para enfentrá-lo, fica-se sabendo que foi Chaos que mandou os quatro demónios para o futuro criando um cataclísmico e confuso paradoxo. Quando Chaos é derrotado o mundo se endireita e os heróis voltam para casa.
Opening
Gameplay
Remakes e Ports:
MSX2 (1989)
A versão para o computador MSX2, é bem próxima da original do NES, mas com uma palheta maior de cores e mais canais de som, e devido ao uso do disquete, o jogo tinha a desvantagem de ter períodos de carregamento e o direito de gravar apenas um jogo. A dificuldade não foi alterada na versão do MSX2.
Diferenças em comparação à versão NES
Lançado em disquete, a versão de MSX2 do jogo teve acesso a quase três vezes mais espaço de armazenamento que a versão de NES (720 x 256 KB), mas sofreu uma série de problemas que não estavam presentes na mídia cartucho da Nintendo, incluindo o notável tempo de carregamento.
Relativamente houve pequenas actualizações nos gráficos. Em geral, a versão de MSX2 tinha uma paleta de cores que aparentemente melhorou os personagens. Além das animações de batalha estarem melhores.
Foram actualizados o som e a música, já que o MSX2 podia suportar som de 16 bits e a NES apenas suportava 8.
Uma das vantagens da versão MSX2 era que não se perdia um jogo gravado, pois na versão NES num período de 2 anos a bateria do cartucho acabava e mão se podia gravar mais nenhum jogo, coisa que a versão MSX2 por ser numa disquete não tinha esse problema, apesar de só se poder gravar um único jogo.
Gameplay
WonderSwan Color (2000)
O jogo foi refeito para o portátil WonderSwan Color, com gráficos e efeitos sonoros melhores, mais parecidos com os dos jogos do Super NES. Entre as mudanças de jogabilidade, alguns monstros ficaram mais fortes ou fracos, implantaram um método de substituir magias na compra, e um bug do original, em que um ataque programado para um monstro já derrotado atacava o vazio que ele ocupava, foi corrigido para outro monstro ser atacado no lugar. A versão WonderSwan tinha inúmeras vantagens, não tinha o problema de jogos gravados que existia tanto na versão NES como na MSX2. A dificuldade foi alterada, ficando um pouco mais fácil, mas o jogo ainda tinha as suas dificuldades, sendo impossível superá-lo com uma equipa composta exclusivamente de Black Mages ou White Mages.
Gameplay
Telemóveis (2004)
O jogo para telemóveis foi lançado em três versões no Japão, Final Fantasy i para os aparelhos NTT DoCoMoFOMA 900i, Final Fantasy EZ para aparelhos W2Xi compatíveis com CDMA1X WIN, e Final Fantasy para aparelhos SoftBankYahoo! Keitai. Os gráficos são melhores que os de NES, mas não se comparam aos dos outros remakes.
Gameplay
PSP (2007)
Para celebrar os 20 anos do lançamento do jogo, foi lançado um remake para PlayStation Portable, com todos os bónus de Origins e Dawn of Souls (inclusive as cenas em CG), gráficos redesenhados, e um novo calabouço, Labyrinth of Time.
Trailer
Final Fantasy II(JP-1988 /USA-Não lançado)
Final Fantasy II é um jogo RPG que a Square (actual Square-Enix) desenvolveu em 1988.
História Os tempos de paz estão próximos do fim. O Imperador de Palamecia chamou seres do submundo e começou a sua campanha pela conquista mundial. É formada uma força rebelde que se estabelece no castelo do reino de Fynn. No entanto o castelo é tomado pelas forças do império, forçando os rebeldes a fugirem para a remota cidade de Altair. Em meio à conquista de Fynn e da fuga da capital quatro jovens que perderam tudo o que conheciam para o Império se vêm de frente com os seus destinos. Eles unem-se aos rebeldes e começam uma longa batalha para se vingar e retomar a sua cidade. Mas o que eles não sabem é que existem muitos mais perigos do que possam imaginar.
Gameplay
Remakes e Ports:
WonderSwan Color (2001)
O jogo foi inicialmente feito para o NES. Como o 1º jogo, esse foi relançado para o portátil Wonder Swan com várias inovações, novos gráficos, efeitos sonoros, etc.
Trailer
PSP (2007)
Relançado como Final Fantasy II Anniversary Edition, comemorando vinte anos de Final Fantasy.
Gameplay
Final Fantasy Origins (2002)
Um remake do FF1 e FF2 chamado Final Fantasy Origins foi feito em 2002, acrescentando CGs (vídeos e/ou animações feitas em Computação Gráfica) aos remakes de FF1 e FF2. Essa é a primeira vez que FF2 aparece na América, pois até então esse não era o Final Fantasy II que surgiu na América do Norte, este é o Final Fantasy II do Japão. Este jogo nunca tinha sido lançado na América do Norte. A próxima versão Norte-Americana que surgiu foi chamada de Final Fantasy II, mas era na verdade a versão Final Fantasy IV, que havia sido lançada no Japão. Este Final Fantasy era muito recente para vir para a América do Norte. Segundo o diretor do jogo, Hiromichi Tanaka, boa parte do jogo havia sido traduzida para o inglês e só não foi lançado nos EUA na época por desentendimentos com o braço americano da empresa. Isso acabaria influenciando também o terceiro jogo da série e o quinto. Os gráficos são os mesmos do WonderSwan, que lembram bastante os gráficos de Snes (parecido com FF5) só que para o PSX foram acrescentados CGs, e o som é de melhor qualidade, principalmente as músicas estão muito boas.
Opening
Final Fantasy I e II: Dawn of Souls(2004)
Final Fantasy I e II: Dawn of souls é um jogo de RPG desenvolvido pela Square-Enix para o Game Boy Advance. O jogo nada mais é do que um remake dos dois primeiros Final Fantasies, o Final Fantasy (jogo) e o Final Fantasy II, mas com algumas coisas adicionais: no Final Fantasy I são liberadas fases extras após a derrota dos quatro chefes principais, enquanto que no Final Fantasy II há o modo Soul of Rebirht, na qual é possível jogar com os personagens mortos durante o jogo principal após o término do mesmo, num jogo paralelo ao jogo principal. Antes desssa versão, a Square (actual Square-Enix) já havia lançado um remake desse jogo para playstation, num jogo intitulado: Final Fantasy Origins, mas a versão para o Game Boy possui coisas adicionais a essas versões anteriores. Também há um remake do jogo Final Fantasy II para o PSP.
Gameplay
THE END
Buizeon super post
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Assunto: Re: Final Fantasy I e II Sex 15 Abr 2011, 9:10 pm